Memes, gifs e emoticons na educação

Memes, gifs e emoticons na educação
Andrea Castagini

Mas afinal o que é meme?

Segundo o site Significados,  Meme é um termo grego que significa imitação. Hoje é conhecido como conteúdos (principalmente imagens e pequenos vídeos) que circulam na Internet, se espalhando velozmente (porque alcançam grande popularidade), participando do fenômeno de “viralização” de um conteúdo. O conteúdo original da imagem ou vídeo é remixado, cortado e colado com frases, que podem dar novo sentido. Já a Wikipédia traz a definição de memes como ”... podem ser ideias ou parte de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma”.
Originalmente, o conceito de “meme” foi trazido pelo zoólogo Richard Dawkings em 1976, em seu livro O Gene Egoísta. Meme, seria como o gene, uma unidade de informação com capacidade de multiplicação, no caso, através de ideias que se propagam de um indivíduo ao outro. Esse mesmo cientista definiu a Memética como campo formal de estudo dos memes (então a coisa é séria…). É sim, mas pode ser muito divertida. Para saber mais sobre a relação entre biologia e memes, acesse essa matéria da Superinteressante de 2003, que fala sobre o DNA das Ideias.
Historicamente, pode-se dizer que os memes são ideias que se propagaram, com ou sem artefatos tecnológicos, por exemplo, a popularização da calça jeans, os hábitos de consumo tecnológico em alguns países, as dietas alimentares e os “tabus” relacionados a ela. Ingerir ovo diariamente é bom ou ruim? Comer manga com leite de noite mata?
Em tempos pós modernos e internéticos, temos em 1998 a criação de um weblog chamado Memepool, no qual vários usuários podiam postar links interessantes com memes e compartilhar assim esses conteúdos.

Gifs e Emoticons



Gif (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de imagem em arquivo digital, popular na Internet. Segundo o site Techmundo, o gif apareceu em 1987 pela CompuServe, para disponibilizar um formato de imagem com cores em substituição do formato RLE, que era apenas preto e branco.
Entre suas características está o intercalamento que armazena linhas do desenho fora de ordem, sendo possível reconhecer uma imagem parcialmente descarregada. A vantagem está na possibilidade de cancelar o carregamento caso perceba que a imagem não é interessante ou desejada. Outra característica é a compressão do arquivo, que faz com que as imagens ocupem pouco espaço e veiculem rapidamente de um dispositivo a outro. Seu tamanho compacto limita a paleta de cores (256 no máximo) fazendo com que os gifs sejam utilizados mais para armazenar ícones e pequenas animações.
Os gifs ganharam mais popularidade com um tipo particular, chamado de GIF animado (composição de várias imagens compactadas em um só arquivo). Esse formato é utilizado em emoticons de softwares e aplicativos de mensagens instantâneas.  A junção de gifs animados (ou não) e frases de efeito foi o casamento perfeito para os memes e emoticons que circulam na Internet.
Por último, os emoticons ou emojis são arquivos digitais de imagens ou representações gráficas que visam a transmissão de uma ideia, sentimento ou emoção. São símbolos presentes em comunicação online, redes sociais, e mensagens de texto, e podem substituir a palavra ou frase, ou então enfatizar um significado presente na comunicação. O site Significados traz o que cada emoticon representa.

Uma imagem, mil palavras, quantos significados?


Por que os memes, gifs e emoticons são tão populares?
São pequenos fragmentos da contemporaneidade, de programas televisivos, cenas do cotidiano, frases que se tornam célebres, e que nos conectam com nosso tempo. Há quem acredite que esses arquivos podem tornar a comunicação universal. De qualquer forma, a utilização de memes, gifs e emoticons deixa a comunicação mais rápida e eficiente (se bem utilizados), além de mostrar leveza e bom humor. Para tanto, é importante que emissor e receptor da mensagem tenham referênciais em comum. Nada adianta postar em uma comunicação um meme que só tem significado para quem assistiu o filme, leu o livro, enfim, que é muito particular. Quem recebe fica sem entender nada, e aí, não funciona.
Segundo o Shutterstock, emoticons antes equivalia a um intensificador de discurso, mas hoje tornou-se uma forma legítima de comunicação. Podemos nos comunicar em qualquer língua, e ao colocar um emoticon ele terá o mesmo significado, seja em português ou inglês. O site Psycology Today afirma que o uso de emoticons (e também, por que não, de memes) podem aliviar tensões na comunicação, utilizando sarcasmo ou humor, além de ser uma maneira mais confortável de expressar nossas emoções.

E na educação, como utilizar esses recursos?

Lembro de uma vez que em sala de aula, durante uma explicação, fiz uma pergunta e utilizei um jargão (gíria) corrente da época entre os alunos. Tempos depois, conversando com a professora do contraturno, ela me contou que eles (alunos) comentavam entre si, achando o máximo, a colocação do jargão durante a aula e acabaram por gravar o conteúdo que estava sendo trabalhado. Se isso acontece com uma gíria, imagine só com o uso de imagens?
A associação de uma imagem e texto com o intuito de transmitir uma mensagem rápida, geralmente, com um toque de humor pode ser utilizada na educação sim. Há quem chame esse conjunto de “memes híbridos” por reinventar a imagem com o texto e ambos poderem ser uma nova mensagem.
Por articular mensagem verbal e não verbal, trabalhar com memes exige leitura, interpretação, reflexão e pensamento crítico. Inclusive, esses formatos apareceram nas provas do ENEM de 2017. Ao trabalhar com memes, possibilitamos aos estudantes diferentes tipos de leituras e compreensão de mundo, além de estimular a criação de novos conteúdos, remixando o que existe com seu cotidiano, transformando piadas internas (mas não tão internas) em memes que funcionam na sua realidade escolar, por exemplo.

Saiba mais:

Possibilidades


As possibilidades de trabalho com memes, gifs e emoticons são grandes. Você poderá trazer a aula arquivos prontos que veiculam na Internet, criar memes com situações do conteúdo ou propor atividade de criação (e cocriação) com seus alunos.
É também uma maneira criativa de utilizar pedagogicamente os celulares que os adolescentes sempre trazem consigo. É claro que alguns pequenos cuidados devem ser tomados, por exemplo, deixar muito clara a intencionalidade pedagógica da atividade, verificar se não terão estudantes que se sentirão excluídos por não terem celulares, ou da comparação entre modelos que os colegas tem. Para evitar a exclusão é interessante compor equipes, nas quais ao menos um integrante tem o celular (cuidar para não criar um “dono da brincadeira”) e todos trabalham no intento de criarem memes e gifs super legais.
Além do celular (pode ser também máquina fotográfica, tablet, qualquer dispositivo com câmera), será necessário trabalhar com alguns programas para compor o meme/gif.
Na verdade, é possível criar meme com qualquer editor de imagem, por exemplo, o GIMP ou o Google Desenhos. O GIMP inclusive permite a criação de gifs na exportação. Outros aplicativos que não tem como função nativa a criação de memes e gifs (mas podem fazer) são as redes sociais, como o Snapchat e o Instagram (com a possibilidade de unir imagens/vídeos e palavras).

Material Bônus - Memes Cards
Em nosso 10° Encontro do GEG Curitiba, trabalhamos uma breve dinâmica com memes em cards e a criação de frases de efeitos a partir das imagens e termos. Disponibilizamos aqui as cartas para quem quiser trabalhar com os alunos, colegas, amigos, família, etc...
Baixe as cartas de memes aqui: http://bit.ly/2VD46Ur

Sites legais
Giphy- https://giphy.com/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Gifmaker.me: http://gifmaker.me/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Memecreator: https://www.memecreator.org/create <acesso dia 16 Ago.2018>
Imgur: https://imgur.com/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Imgflip: https://imgflip.com/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Meme Dad: http://memedad.com/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Quickmeme: http://www.quickmeme.com/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Livememe: https://livememe.com/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Gerar memes: https://www.gerarmemes.com.br/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Canva: https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/ <acesso dia 16 Ago.2018>
Meme mania: http://mememania.com.br/ <acesso dia 16 Ago.2018>
meme4fun: http://www.meme4fun.com/  <acesso dia 16 Ago.2018>
Blog Gif: https://en.bloggif.com/  <acesso dia 16 Ago.2018>

Aplicativos
Aviary - Android e IOS
Pext  - Android
Meme Creator - Android
WhatsApp - cria gifs

Acabou? Nãoooo
Conheça a Memepedia o museu dos memes - http://www.museudememes.com.br/
Guerras Memeais -
Assista o Amplifica #38 sobre esse assunto: http://amplifica.org/ampliflix/38/

Dinâmica
Propor criação de gifs com reações para algumas frases: felicidade, ironia, tristeza, raiva, putz… usando o whatsapp, postar em um docs, ou nota do keep para que todos vejam
Propor a criação de memes para conteúdos - tipo:


Comentários

Postagens mais visitadas